2020 está chegando. Você está preparado?

Um novo ano está batendo a porta e, com ele, chegam os desafios de encarar mais 366 dias, já que o ano de 2020 será bissexto. Quem se programou, certamente vai tirar de letra o que vem pela frente.

Cotidiano
3 meses atrás
2020 está chegando. Você está preparado?

Porém, aqueles que não se organizaram para assumir as dívidas obrigatórias como impostos que chegam logo no início do ano, terão de buscar alternativas e evitar dor de cabeça. Agenda na mão, papel e caneta – que não precisa ser azul, para fazer as contas.

A economia do país, mesmo dando sinais de melhoras, ainda gera desconfiança em razão das tantas e tantas promessas que deixaram o Brasil em frangalhos, portanto organização financeira continua sendo uma das prioridades para quem busca um pouco de tranquilidade e programação no próximo ano.

Vamos começar por dois dos impostos que chegam e não tem como escapar. O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, um velho conhecido dos proprietários de veículos automotores no Brasil, e o IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano.

Esses dois documentos tem de constar como prioridade porquê, se não forem pagos, acarretarão vários problemas ao contribuinte.

Na sequência, para quem tem filho na escola e não se atentou em tentar comprar no final do ano, é também a hora do material escolar e isso demanda uma grana extra quando não reservada antecipadamente.

Nesse caso, uma dica importante é para pegar a lista, pesquisar e de preferência, não levar a criança junto. Com certeza, a companhia dos pequenos neste momento, irá gerar uma despesa maior.

Há de se falar também nos feriadões e finais de semanas prolongados. Esses ajudam a gastar um pouco mais no caso de quem gosta de curtir uma praia ou descanso fora de casa. O ano de 2020 será cheio de feriados com vários deles caindo na sexta-feira, possibilitando emendas.

No total, serão nove nacionais durante a semana, sem contar os estaduais e municipais que vão desde aniversário de cidades e datas religiosas até a fundação e emancipação de estados, que engrossam a lista de dias de folgas.

Serão nove nacionais durante a semana, sem contar os estaduais e municipais que vão desde aniversário de cidades e datas religiosas
Serão nove nacionais durante a semana, sem contar os estaduais e municipais que vão desde aniversário de cidades e datas religiosas

Outra boa parte deles será próximo aos finais de semana, tendenciando para pontos facultativos e ‘pontes.’

Em 2020, os brasileiros também voltam às urnas, pois o ano de é de eleição municipal e o eleitor terá pela frente a obrigação de decidir em quem votar para prefeito e vereador.

Programação é tudo

O IPTU, assim como o IPVA e a compra do material escolar, são despesas típicas de janeiro, portanto é importante que faça parte do planejamento financeiro, evitando o descontrole logo no início do ano.

IPTU: pagar à vista ou parcelado?
IPTU: pagar à vista ou parcelado?

Além disso, é válido criar e manter uma reserva financeira para momentos como estes, garantindo maior tranquilidade e segurança.

Em todas as situações, a programação e agendamento é tudo. Em relação às despesas, não que elas sejam mais importantes, mas sim o que tira o sono do brasileiro, cabe uma atenção especial para evitar problemas.

No caso do IPVA, quando não pago, pode acabar em apreensão do veículo já que não é possível realizar o licenciamento. Sem essas obrigações arcadas, o veículo fica em situação irregular e pode ser apreendido.

IPVA 2020 ficará mais barato em São Paulo
IPVA 2020 ficará mais barato em São Paulo

Os contribuintes podem pagar o IPVA 2020 em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%, ou parcelar o tributo em três vezes, de acordo com o final da placa do veículo (iniciando o primeiro pagamento em janeiro e as outras duas parcelas nos meses de fevereiro e março).

Também é possível quitar o imposto no mês de fevereiro de maneira integral, sem desconto. Os caminhões têm prazos diferenciados para o pagamento integral sem desconto, o vencimento é no dia 17/4 (independente do final de placa), e para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três vezes, os vencimentos são em março, junho e setembro.

O IPTU, embora atualmente existam muitas ações por parte das prefeituras para facilitar o pagamento, quando não debitado dentro do prazo, permite ao poder público após certo período, ajuizar um processo contra o contribuinte e em alguns casos, o imóvel vai a leilão.

Os brasileiros que não se planejaram com antecedência tendem a ficar “no sufoco” agora no início do ano, com as diversas despesas típicas de janeiro. Por isso é importante se organizar para pagar o IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano, à vista ou a prazo, respeitando o padrão de vida atual.

A compra do material escolar, mesmo não sendo obrigatório, tornou-se uma despesa fixa para quem tem filho na escola e a ordem é pesquisar para economizar. Outra dica é reaproveitar o que sobrou do ano anterior. Muitas dicas podem ser encontradas na internet de como reutilizar esse material, que acaba gerando um fôlego no orçamento.

Pago em dezembro de cada ano ao trabalhador, o décimo terceiro continua sendo uma alternativa de garantir recurso extra para arcar com essas despesas.

Eleições municipais

As eleições municipais em todo Brasil ocorrem apenas em outubro de 2020.

Em meio às novidades, a mais importante é que será a primeira eleição em que os partidos não poderão fazer alianças para disputar as câmaras municipais. Isso será permitido apenas às prefeituras.

Mesmo sendo um ano bissexto, a eleição ocorrerá em todo país no dia 4 de outubro de 2020. Em cidades com possibilidade de 2º turno, a votação será realizada no dia 25 do mesmo mês.

Por se trata de eleição municipal, serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Feriados em 2020

Quem achou ruim o número de feriados em 2019 pode comemorar o quem vem pela frente em 2020. Ele será marcado por dias de folga prolongados. No total, serão nove nacionais durante a semana, sem contar os estaduais e municipais que engrossam a lista de dias em que o brasileiro terá a oportunidade de ficar em casa.

Grande parte deles será próximo aos finais de semana, o que pode facilitar a presença de pontos facultativos e as famosas emendas, possibilitando mais dias de folga.

Confira a lista

  • Ano novo – 1º de janeiro – (quarta-feira)
  • Carnaval – 24 a 26 de fevereiro – (segunda-feira a quarta-feira)
  • Sexta-feira Santa – 10 de abril – (sexta-feira)
  • Páscoa – 12 de abril – (domingo)
  • Tiradentes – 21 de abril – (terça-feira)
  • Dia do Trabalho – 1º de maio – (sexta-feira)
  • Corpus Christi – 11 de junho – (quinta-feira)
  • Independência do Brasil – 7 de setembro (segunda-feira)
  • Dia de Nossa Senhora Aparecida – 12 de outubro – (segunda-feira)
  • Finados – 2 de novembro – (segunda-feira)
  • Proclamação da República –15 de novembro – (domingo)
  • Natal – 25 de dezembro – (sexta-feira)

Em 2020 faça as coisas acontecerem

Se tudo isso te assustou, não se preocupe, pois todo começo de ano é assim e o importante é seguir em frente. Por isso, em 2020 faça as coisas acontecerem. Confira sete dicas de Flora Victoria, mestre em Psicologia Positiva Aplicada para investir em você e realizar todos os itens da sua lista de desejos do ano novo:

Uma excelente saída é priorizar. Escreva uma lista de coisas e objetivos a serem alcançados e conquistados de acordo com seus sonhos e planos que ficaram para trás, mas que ainda fazem parte dos seus desejos para um futuro próximo, ainda que sejam em diferentes áreas de sua vida.

Determine os objetivos e faça com que sejam possíveis. É importante definir e buscar os resultados dos objetivos os quais quer atingir. Começar pelos mais simples e que estão mais perto de suas possibilidades vai ajudar na busca pelos mais difíceis.

Desenvolver um plano de ação deve ser uma das etapas. Deixe im pouco a tecnologia de lado e escreva num papel, com riqueza de detalhes, tudo o que é preciso para conquistar o que quer. Faça um calendário, desenhe planos, estabeleça prazos e não perca o foco das realizações.

Monitore e acompanhe os resultados de tudo o que suas atividades forem colaborando para as conquistas, sejam elas grandes ou pequenas, mas associadas àquilo que pretendia alcançar.

Se não conseguiu, não desista, ultrapassar barreiras e obstáculos fazem parte de um sucesso que está por vir. Refaça as metas, mude algumas coisas e siga em frente.

Acredite em si mesmo e no seu potencial em conquistar o que deseja
Acredite em si mesmo e no seu potencial em conquistar o que deseja

Busque posturas, palavras, contatos e afirmações positivas. Evite situações como por exemplo dizer: “Eu não mereço um emprego como esse”, opte por “Eu vou conseguir encontrar um emprego que me relize”.

Aquela lista que você escreveu tem de estar à vista para que seu contato com ela seja feito todos os momentos. Pode fazer algumas cópias e colocá-las nos lugares prováveis de seu acesso comum como por exemplo: na porta da geladeira ou na porta de seu quarto, próxima ao seu computador ou celular.

Assim você conseguirá monitorar suas atividades quanto ao que escreveu e planejar o que falta ou o que cumpriu de acordo com tudo que está visualizando a cada momento.

Dentre todos os aspectos, um deles é fundamental para que você tenha sucesso: acredite em si mesmo e no seu potencial em conquistar o que deseja. Adote atitudes que favoreçam suas conquistas e mesmo quando algo sair do que planejou, acredite que foi por um bom motivo.

Tudo o que acontece à nossa volta tem explicação. As coisas se movimentam de acordo com o estado de espírito. É fundamental que se entenda que todos os acontecimentos, sejam eles como você planejou ou não, colaboram para seu crescimento. Essas atitudes são fundamentais para obter sucesso pessoal e profissional.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?