Baixe o app e tenha sua CNH Digital sem sair de casa

Que a tecnologia tem facilitado muito a vida do cidadão em muitos serviços, seja público ou privado, não é mais surpresa para ninguém.

Tecnologia
2 meses atrás
Baixe o app e tenha sua CNH Digital sem sair de casa

São muitas facilidades a seu alcance e a novidade da vez é que o modelo digital da CNH, Carteira Nacional de Habilitação, já pode ser obtida por meio de aplicativo instalado no smartphone ou tablet.

Baixar app CNH Digital

A novidade foi lançada na quinta-feira, 20, pelo Ministério das Cidades ofertando ao interessado em tirar a carta obter o documento sem sair de casa. Não é maravilhoso? Mas como para tudo existem regras, trazemos nesse artigo o que o cidadão dever fazer para conseguir a confecção da CNH do próprio celular, sem a necessidade de comparecer ao órgão de trânsito. Sendo uma maneira mais fácil, cômoda e prática aos brasileiros.

A nova funcionalidade permite gerar o documento eletrônico de qualquer lugar. O aplicativo já está disponível nas lojas da App Store, no caso dos aparelhos da Apple, e Play Store, para quem detém um telefone com sistema Android.

A primeira informação de grande importância é que a CNH Digital só poderá ser emitida para quem tem a carteira de habilitação impressa no formato atual. Para ter acesso à novidade, é necessário ter CNH com QR Code impresso no verso do documento, já que o sistema eletrônico armazena os dados em QR Code. Assim, agentes de fiscalização poderão fazer a leitura dos dados.

Aqueles que ainda não possuem o documento com o QR Code, que passou a ser emitido em 2017, precisam emitir uma segunda via para conseguir fazer o cadastro da CNH digital. Não é necessário esperar a CNH vencer para renová-la. Embora seja uma novidade, é bom ficar claro que é opcional adquirir o documento digital. O condutor pode fazer quando desejar. Enquanto isso deve usar sua CNH física normalmente e dentro do prazo de validade.

Passo a passo para obter a CNH digital

Veja aqui o passo a passo para obter a CNH digital por meio do aplicativo:

Primeiro passo
Baixar o aplicativo CNH digital no celular, fazer o cadastro, inserindo dados como CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail e escolher a senha.

Segundo passo
Após fazer o cadastro, o condutor deve esperar o e-mail com link para ativação, que será enviado para o endereço eletrônico que foi informado no ato do cadastro. Depois é só acessar o link e confirmar o cadastro.

Terceiro passo
Agora basta acessar o app, inserindo a senha e e-mail escolhidos, depois incluir dados da CNH e pronto! Já está em suas mãos seu documento digital.

As etapas são realizadas junto ao Serpro, Serviço Federal de Processamento de Dados. De acordo com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o novo método “é uma política pública que em médio e longo prazo vai se tornar desnecessária à impressão da CNH pelo papel, o que vai reduzir custo para o cidadão e do órgão público perante o usuário que o fizer pelo meio digital”.

CNH Digital

Atualmente, mais de 26 milhões de brasileiros possuem o documento com o código de barras bidimensional, segundo levantamento do Ministério das Cidades. Apenas cerca de 620 mil CNHs digitais foram emitidas em todo o país. O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, acredita que essa inovação da CNH Digital vai estimular a procura pelo documento digital.

A CNH Digital tem o mesmo valor jurídico da impresa, mas com vantagens adicionais que propiciam uma maior mobilidade, praticidade e comodidade.

“A necessidade de atendimento presencial era uma exigência que limitava a procura do cidadão pelo documento digital. Nem todos os motoristas tinham tempo para ir a um posto de atendimento do Detran. Mas, agora, ficou muito mais rápido e prático, facilitando a vida das pessoas”, destaca Baldy.

Embora, facilite muito a vida das pessoas, a tecnologia também ainda gera desconfiança em alguns. Não seria diferente com a CNH Digital que gera desconfiança em relação a ser seguro ou não.

Para as aqueles que ainda não confiam, totalmente no sistema, vale lembrar que existem diferentes camadas no aplicativo que garantem a segurança do processo de emissão do documento. “Primeiro, o dispositivo móvel realiza a leitura e validação do QR Code, impresso na parte interna da CNH em papel. Depois, o cidadão passa por uma etapa de validação biométrica facial, garantindo a correta identificação da pessoa”, explica a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães.

Caso o smartphone com a CNH digital seja roubado, o usuário deverá bloquear o documento se dirigindo até uma unidade do Detran.

A CNH Digital tem custo?

De acordo com o Denatran a cobrança de possíveis taxas para emissão da CNH digital ficará a cargo dos Detrans, Departamentos Estaduais de Trânsito. São eles que determinam atualmente os valores das taxas da CNH impressa, que variam de estado para estado. Portanto, vale a pena entrar em contato com o órgão para verificar.

Facilidades

Sair de casa para encarar a correria do dia a dia faz com que esqueçamos tarefas e documentos. Um deles é a CNH. Para quem não tem costume de andar com ela na carteira, acaba sendo um problema corriqueiro e só se lembra quando passa por uma blitz policial ou outra ação parecida.

Em meio às facilidades de se ter a “Carteira Digital de Trânsito” está a de tê-la na palma da sua mão, ou melhor, no celular, aparelho que dificilmente é esquecido e está sempre ao nosso alcance. Com o aplicativo da CNH Digital, qualquer motorista pode evitar transtorno, bastando apenas apresentar ao guarda de trânsito, se necessário, sua habilitação.

Sem dizer que você pode deixar o documento físico guardado em segurança e utilizar o app no celular, quando necessário.

Mas é preciso saber que utilizando a eletrônica ou impressa, o motorista não poderá simplesmente não andar com nenhuma versão do seu documento. Quem tem habilitação, mas não está com o documento ao dirigir, comete infração leve, com multa no valor de R$ 88,38, mais 3 pontos na carteira. Além disso, o veículo fica retido até a apresentação do documento.

Cuidados com a CNH Digital

Por se tratar de um documento que está inserido no smartphone, algumas dúvidas ainda cercam a novidade. Uma delas é a falta de sinal de internet para exibir o documento quando necessário. Mas pode ficar tranquilo. De acordo com o Denatran, será necessária conexão com a internet somente no primeiro acesso, depois, a CNH estará disponível off-line. O acesso é feito com uma senha de 4 dígitos, afirma o Serpro.

Mas é bom ficar atento, pois se a bateria do celular acabar, neste caso, se o motorista não estiver com a CNH impressa, cometerá infração.

Transferência de pontos

Com o lançamento da CNH Digital, outra facilidade oferecida ao motorista, no caso de São Paulo, é a transferência de pontos ao receber uma multa. Está menos burocrático indicar o verdadeiro infrator, no caso dele não ser o proprietário. Agora, é possível fazer esse trâmite tirando uma foto, estilo selfie, e a assinatura na tela do celular.

A novidade está disponível no aplicativo do Detran.SP, Departamento Estadual de Trânsito, para plataforma Android e IOS. Para utilizar o serviço o motorista precisa estar cadastrado no portal do departamento. No App, basta selecionar a opção “indicar condutor” e selecionar a infração.

Para dar andamento no procedimento, tanto o proprietário do carro quanto o motorista que cometeu a infração e, por isso, vai receber a multa precisam tirar a selfie e assinar. Também é necessário informar o CPF e o número da habilitação. As assinaturas devem ser idênticas à que consta na CNH, Carteira Nacional de Habilitação.

Depois de encaminhado, o órgão de trânsito analisará a solicitação. O motorista poderá acompanhar o andamento do pedido pelo site ou pelo próprio aplicativo. Vale lembrar que a novidade é válida apenas para as multas sob responsabilidade do Detran.SP, aplicadas pela Polícia Militar em perímetro urbano.

Quem não dispõe de um smartphone, pode fazer a transferência dos pontos de multas pela internet. Tanto o Detran como a Prefeitura de São Paulo oferecem essa alternativa. No caso das multas municipais, a indicação pode ser feita no site https://dsvdigital.prefeitura.sp.gov.br.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?