O Brasil se despede de uma de suas maiores lendas do boxe, José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila. O ex-boxeador faleceu aos 66 anos, no dia 24 de outubro de 2024, em São Paulo. Maguila sofria de Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), também conhecida como demência pugilística, uma doença incurável causada pelos repetidos golpes na cabeça durante sua carreira no boxe.
Maguila nasceu em 12 de junho de 1958, em Aracaju, Sergipe. Sua carreira no boxe começou em 1983 e se estendeu até 2000. Durante esse período, ele participou de 85 lutas profissionais, vencendo 77 delas, sendo 61 por nocaute, e sofrendo apenas sete derrotas e um empate técnico. Entre suas lutas mais memoráveis estão os confrontos com os renomados boxeadores Evander Holyfield e George Foreman.
Além de sua carreira no ringue, Maguila também foi comentarista de economia no programa “Aqui Agora”, do SBT, na década de 90. Ele deixa um legado inestimável no esporte e na vida de muitos brasileiros, sendo lembrado por seu carisma e determinação.
Maguila estava em tratamento no Centro Terapêutico Anjos de Deus, em Itu, no interior paulista, onde sua condição piorou nos últimos meses. Ele deixa sua esposa, Irani Pinheiro, e três filhos: Edimilson Lima dos Santos, Adenilson Lima dos Santos e Adilson Rodrigues Júnior.
A família de Maguila pediu respeito à privacidade neste momento de luto e informou que detalhes sobre o velório e sepultamento serão divulgados em breve.