Download do app “Meu INSS” facilita o dia a dia do segurado

O aplicativo “Meu INSS” é mais uma ferramenta tecnológica a disposição daqueles que buscam informações acerca de benefícios, extratos e demais serviços prestados pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Aposentados e pensionistas são os que mais acessam esse canal que disponibiliza vários dados na tela do celular.

Tecnologia
2 meses atrás
Download do app “Meu INSS” facilita o dia a dia do segurado

De acordo com a Previdência Social, o App disponibiliza mais de 90 serviços gratuitos, antes prestados apenas de forma presencial, para consultas e requerimentos dos beneficiários que não mais precisam sair de casa e enfrentar filas nas agências.

Além de facilitar a comunicação com o Instituto que trabalha para evitar que as agências fiquem cheias de pessoas, por isso acelera o processo de digitalização dos serviços, o segurado resolve várias questões de casa, ganha tempo e só terá de ir até a um posto em casos de exigências específicas como: complementação de documentação ou realização de perícia para auxílio-doença.

Como baixar o aplicativo “Meu INSS”

Sozinho ou com a ajuda de alguém, é fácil aproveitar os serviços do “Meu INSS”. Vamos ensinar como instalar e depois você terá acesso gratuito a dezenas funções gratuitas, direto do seu smartphone ou tablet.

O aplicativo pode ser utilizado por aposentados e pensionistas e até por quem ainda não é segurado do INSS. No caso dessas pessoas, elas podem baixar e acessar os serviços como agendamentos, por exemplo.

O “Meu INSS” está disponível para dispositivos que utilizam sistema operacional Android e iOS. Para instalar a ferramenta, basta acessar as lojas Google Play e App Store e procurar pela opção “Meu INSS – Central de Serviços”.

“Meu INSS” para Android

O download do “Meu INSS” deve ser feito na página do Play Store. Ao acessar o site do aplicativo pelo celular basta clicar no botão “instalar” em destaque, para iniciar o download.

Aposentados e pensionistas são os que buscam as informações
Aposentados e pensionistas são os que buscam as informações

O App é utilizado diariamente por milhares de pessoas, trazendo ainda mais comodidade para os beneficiários.

“Meu INSS” para iOS

O download do “Meu INSS” deve ser feito na página do Apple Store.
Ao acessar o site do aplicativo pelo celular basta clicar no botão “instalar” em destaque, para iniciar o download.

Igualmente ao caso da instalação para android, a página do aplicativo deve ser acessada pelo dispositivo em que se deseja fazer a instalação. Na página da loja da maçã, a referência para busca é “Meu INSS” e sempre aparecerão o nome da Dataprev e o logotipo para melhor identificação.

O aplicativo “Meu INSS” é compatível com iPhone, iPad e iPod touch. No caso dos aparelhos da Apple, um dos pré-requisitos para o aplicativo funcionar normalmente, é ter sistema operacional iOS 12.1 ou posterior.

Tanto para iOS, como para Android, depois de instalado, será criado um novo ícone em seu celular, que serve como um atalho para acesso.

Senha de acesso do “Meu INSS”

A senha para acesso ao aplicativo “Meu INSS” é a mesma cadastrada para uso no site. Em alguns casos, no primeiro acesso é necessário retirar uma senha provisória em uma agência da Previdência Social mais próxima.

Para o cadastro dessa senha, é necessário informar CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e Estado de nascimento.

Como em todo cadastro virtual, por questão de segurança algumas perguntas adicionais serão feitas para conferir a identidade do usuário.

Com o login (realizado com o uso do CPF) e senha criados, digite a senha definitiva ou o código inicial de 7 dígitos gerado após o cadastro recebido na agência ou por meio dos bancos autorizados.

A senha inicial será substituída por uma senha definitiva, em seu primeiro acesso. Então, caso já tenha feito qualquer login anterior digite a senha definitiva.

Caso tenha esquecido a senha do “Meu INSS”, é possível recuperá-la clicando na opção “esqueci a senha”.

É importante registrar e anotar a senha em um local seguro para futuras consultas. O login e senha do “Meu INSS” é pessoal e intransferível.

Em caso de dúvidas sobre o cadastro da senha, ligue para a Central do INSS, no telefone 135.

Interface e login

Depois de instalar e abrir o app, aparecerá uma sequência de telas iniciais. Por questão de segurança, uma mensagem de boas-vindas, reforça que para acesso a muitos dos serviços é necessário estar logado na conta.

Para se conectar ao aplicativo, basta clicar no ícone que aparece no menu superior direito. Na continuação abrirá um novo campo para que o usuário faça o login inserindo seu CPF e a senha inicial ou definitiva.

Depois de digitar o CPF e a senha, clique em não sou um robô (essa autenticação é necessária e faz parte do sistema). A segunda parte da autenticação é selecionar os quadrados com a imagem que for solicitada. Executado, aperte em verificar.

Se as imagens tiverem sido selecionadas corretamente, o processo seguirá. Do contrário, uma nova autenticação de imagem aparecerá na tela, para confirmação.

Principais serviços do “Meu INSS”

Entre os principais serviços disponíveis no “Meu INSS”, estão consultas a extratos ou processos, agendamentos, atualização de cadastro, dentre outros. Veja a lista do que você pode acessar:

Consulta de Extratos

Além do extrato previdenciário CNIS, o segurado pode consultar ou imprimir extratos de empréstimo consignado e extratos de Imposto de Renda;

Essas informações financeiras são essenciais para quem está pensando em solicitar um novo empréstimo, quer conferir a margem consignável disponível ou ainda precisa fazer a declaração do imposto de renda de um empréstimo anterior.

Atualização de dados cadastrais

Manter o cadastro em dia junto ao INSS, pode evitar bloqueios no benefício e outros tipos de problemas. Por isso, é muito importante sempre conferir se as informações de endereço e contato são os mais recentes;

Em caso de alteração de qualquer informação pessoal, como mudança de nome, por exemplo, o INSS deve ser informado imediatamente;

Essas atualizações podem ser realizadas direto pelo aplicativo “Meu INSS”. Se necessário apresentar qualquer documento ou comprovação, o Aposentado ou Pensionista deve ir até a agência mais próxima;

Agendamentos

Agendamentos e requerimentos podem ser solicitados direto pelo app. Dessa forma, ainda que o atendimento seja realizado presencialmente, em uma das agências, é possível agilizar os processos;

Ao acessar o site ou o app, é importante ter em mãos dados como: número do benefício ou NIS (Número de Identificação Social). Assim, quando solicitado, basta informá-los.

Outros serviços

A quantidade de serviços oferecida para ser acessada online é grande. Além dos já citados, o usuário pode realizar consultas ou solicitações referentes a:

  • Aposentadoria Urbana
  • Salário Maternidade
  • Simulação de tempo de contribuição
  • Agendamentos e requerimentos
  • Histórico de crédito de benefício
  • Carta de concessão
  • Agendamento perícia
  • Resultado de perícia médica
  • Consulta Declaração – Consta/Nada Consta
  • Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29
  • Encontre uma agência
  • DRSCI – Declaração para o Contribuinte Individual

Mantenha atualizado

Por se tratar de um sistema online, é importante que suas informações estejam sempre atualizadas. Dados cadastrais precisam ser prontamente informados ao INSS em caso de alteração para evitar questões como o bloqueio do benefício, por exemplo.

Através do próprio aplicativo é possível atualizar muitas informações. Contuso, em determinados casos, talvez seja necessária a ida até um posto do INSS.

O processo de atendimento na agência pode ser agilizado pelo “Meu INSS”. Basta ter em mãos o NIS, Número de Identificação Social, ou número do benefício.

Suporte técnico

A tecnologia do app “Meu INSS”, foi desenvolvida pela Dataprev, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social. Como muitas pessoas, em especial os mais idosos, ainda desconfiam de serviços oferecidos via internet, se necessário qualquer suporte técnico o e-mail de contato disponibilizado é o atendimento@dataprev.gov.br.

Como o aplicativo e seguro e cheio de opções, vale a penas antes de entrar em contato, buscar ajuda dentro das alternativas do próprio aplicativo.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?