Hortelã, cheirosa, poderosa com 1001 utilidades

Quem é que nunca experimentou o chá da vovó para acalmar e adoçar a vida? Pois então, entre eles está a planta medicinal hortelã de cultura milenar e muito usada desde sempre.

Saúde
4 meses atrás
Hortelã, cheirosa, poderosa com 1001 utilidades

Falamos da planta medicinal hortelã. Apesar de ter várias espécies, a comum pode ser descrita como uma das ervas mais usadas extensivamente no mundo da culinária por conta do seu aroma único e frescor incomparável. Ela tem propriedades especiais para a saúde como ser calmante, antioxidantes, expectorante, antisséptica, antiespasmódica e digestiva, capazes de combater diversas enfermidades e promover o bem-estar ao organismo.

Em detalhes

Folhas frescas de hortelã, aroma e benefícios mil
Folhas frescas de hortelã, aroma e benefícios mil

Erva popular e bem comum, fácil de ser encontrada, a hortelã foi bem explorada para ser usada em alimentos e iguarias. Está presente em balas, chicletes, drinks, receitas alimentares, cosméticos e óleos essenciais. Os poderes dessa planta são variados e possuem antioxidantes poderosos, além de vitaminas fundamentai para o organismo, como as vitaminas A, B6, C, E, K, o ácido fólico entre outras. Os benefícios são inúmeros quando inalada ou ingerida.

Como usar e para que serve a hortelã comum

Cientificamente conhecida como Mentha spicata, a hortelã é uma planta muito cheirosa e é considerada medicinal por conta de suas características auxiliadoras nos tratamentos de problemas digestivos e da má digestão, mal-estar, ânsia, ou vômitos, fora os efeitos calmante e expectorante.

Outras espécies de hortelã possuem propriedades muito parecidas com as da Mentha spicata e são mais comuns em certos solos e menos em outros. Contudo suas funções medicinais são parecidas. São elas, a Mentha viridis, Mentha crispacujas e a Mentha piperita.

Na forma de chás, cápsulas, extrato seco ou como óleo essencial, ótimo para massagens e aromaterapia.

Na culinária mundial

Hortelã é usado como tempero na culinária mundial
Hortelã é usado como tempero na culinária mundial

Os benefícios da hortelã são tantos que podem ser listados na culinária como tempero e até base de alguns pratos de origem árabe. Fica excelente no preparo de molhos para servir com cordeiro, carne de porco e carnes em geral.

Em legumes também é apreciada, inclusive para rechear, em alguns casos como a berinjela e nas saladas de folhas também. É fundamental ingrediente em receitas à base de trigo, típico árabe, como quibe cru.

Já em Israel, na Turquia, Libano e outros países daquela região, a hortelã é cozida com iogurte e misturada com alho formando o tempero do cordeiro grelhado, chamado de kebab. Nos pratos servidos no Vietnã, as folhas frescas fazem parte da maioria das receitas.

O consumo das folhas secas ou desidratadas servem para acompanhar e temperar coalhadas, é ótima como ingrediente no recheio de pimentões ou tomates. No Ocidente é apreciada na aromatização de licores, doces e sobremesas, sorvetes, manteigas e chocolates.

delicias com hortelã em pratos diferentes e sobremesas
Delícias com hortelã em pratos diferentes e sobremesas

Uso medicinal

  • A folha da hortelã tem alto grau de propriedades antiespasmódicas, tônicas e funcionam na medicina alternativa e natural como auxiliar em problemas relacionados à digestão, flatulências, dores de ouvido, cólicas menstruais icterícia, palpitações, e outras patologias.
  • Ela colabora na purificação do organismo, na eliminação de toxinas, na diminuição da temperatura do fígado, além de servir como calmante natural e assim garantir uma noite de sono perfeita.
  • É ativa no uso para combate às dores de cabeça e na diminuição dos sintomas de agitação, estresse e ansiedade.
  • É bem eficiente no combate à gripe, ajuda a expelir o catarro das mucosas, e também é expectorante favorece a expectoração. Há indicação para aplicar o sumo de folhas frescas embebido em algodão em locais de dor.
  • No caso de vermes intestinais, mais comum em crianças, é de ofício ofertar o chá para expelir os parasitas atormentadores porquê tem ação anti-parasitária sendo útil para combater amebas e giárdia, por exemplo. Para as mães, a boa notícia é de que ao tomar este chá, a secreção do leite aumenta.

Chá de hortelã é bom para o organismo
Chá de hortelã é bom para o organismo

Outras finalidades

  1. Da planta também se faz óleo essencial, é usado como forma de aromaterapia e em massagens de relaxamento e para revigorantes;
  2. É usada em forma de cápsulas, para consumo diário para os efeitos e benefícios de relaxamento, calmante ou gripal;
  3. A planta contribui na composição de cosméticos, com a finalidade de utilizar os efeitos na pele como revigorantes e antissépticos;

Em quaisquer casos, por se tratar de uma planta conhecida e natural, normalmente a dosagem é especificada na embalagem de cada produto, com instruções do fabricante, de acordo com a finalidade a qual será ingerida ou utilizada, muito embora seja de bom senso consultar um médico.

Onde encontrar

A hortelã pode ser encontrada em quintais e hortas, em lojas que comercializam mudas de plantas ou que cuidam de jardim. Comprar uma muda dará oportunidade para que ela possa ser cultivada em casa.

Pode ser comprada em lojas de produtos naturais também. Para situações específicas, em farmácias de manipulação, supermercados ou mercados livres.

Efeitos colaterais

Nem só benefícios a hortelã traz. Alguns efeitos colaterais foram observados, mais no âmbito intestinal, apesar de cada organismo reagir de forma peculiar. Diarreias ou prisão de ventre foram percebidos, reações alérgicas, vermelhidão e coceira em pouquíssimos casos.

Quem não deve usar
Como prevenção, é bom evitar o uso da hortelã em grávidas, pessoas com refluxo grave ou hérnia de hiato.

Resumindo

  • 1. Colabora para uma melhor digestão
  • 2. Abranda os sintomas do intestino irritado
  • 3. Auxilia no combate de sintomas da asma e problemas respiratórios
  • 4. Auxilia na cura de gripes e resfriados
  • 5. Minimiza coceira e irritações da pele
  • 6. Ajuda na saúde bucal
  • 7. Colabora para melhorar dores
  • 8. Minimiza ânsia e náuseas
  • 9. Melhora a memória
  • 10. Previne o câncer
    Um caso a ser bem esclarecido é que, em razão da hortelã conter mentol, substância com propriedades e características usadas na prevenção de diferentes tipos de câncer, sua utilização é associada na ajuda para o combate da doença, especialmente no câncer de próstata.

Comprando e guardando

Com apresentação em formato de buquê ou ramas, a hortelã é vendida geralmente fresca em feiras ou lojas especializadas ou supermercados. Encontra-se também em pó e seca.

  • Hortelã seca: guardar preferencialmente em potes escuros fora do alcance da luz, observando-se sempre o prazo de validade.
  • Hortelã fresca: guardada por poucos dias na geladeira em saco plástico

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?