Limpeza de caixa d’água é necessária, mas exige cuidado

A qualquer tempo as pessoas devem aproveitar para garantir a higiene e saúde da família fazendo manutenções necessárias em casa, como a limpeza de caixa d’água.

Cotidiano
4 meses atrás
Limpeza de caixa d’água é necessária, mas exige cuidado

O momento de estiagem é o mais propício para trocar telhados e, apesar das temperaturas mais baixas, é bom limpar a caixa-d’água.

Essa limpeza dever ser feita para evitar que a água fique contaminada, se mantenha potável e livre de micro-organismos nocivos à saúde.

De acordo com a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo, a Sabesp, a caixa deve ser lavada a cada seis meses. O próprio morador pode fazer isso, mas ele deve tomar cuidado com a segurança, haja vista em muitos casos as caixas-d’água estarem em local de difícil acesso ou com risco de queda.

Para as caixas de grande porte, como as de condomínios por exemplo, a Companhia recomenda que busque serviço profissional especializado.

Em meio às dicas fundamentais para que não haja quaisquer prejuízos, a limpeza não pode ser feita com escovas nem palha de aço, vassoura e assemelhados. O ideal é a utilização somente de água sanitária em proporção recomendada pelo fabricante.

Prejudicial e podendo causar sérios danos à saúde é o uso de produtos químicos, detergentes, removedor, sabão ou outras coisas que podem parecer úteis no momento da limpeza, mas que, se usadas para essa finalidade, podem representar problemas para toda família.

Manter a caixa bem tampada é importante, seja para evitar a invasão de insetos e bichos, seja para coibir a sujeira e pó que normalmente para que não entrem insetos, sujeira ou mesmo animais pequenos. Isso evita a transmissão de doenças, a proliferação do mosquito da dengue, o aedes aegypti, sem contar que se elimina a necessidade de limpeza extra.

Roteiro de limpeza

Água limpa depende de boa conservação da caixa d'água
Água limpa depende de boa conservação da caixa d’água

  • Feche o registro ou prenda a boia;
  • Limpe primeiro a tampa e remova-a;
  • Mantenha um palmo de água no fundo e com saída tampada, para evitar que a sujeira escoe pelo ralo, lave o interior da caixa com um pano úmido. Caso ela seja de fibrocimento, substitua o pano por uma escova de fibra vegetal ou de cerdas de plástico. Não use escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos.
  • Retire a água da limpeza e a sujeira utilizando pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com um pano limpo;
  • Quando a caixa estiver seca e com a saída ainda fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione 2 litros de água sanitária, esta proporção é para uma caixa-d’água de 1.000 litros;
  • Deixe essa solução desinfetante repousar por duas horas. Com a ajuda de balde ou caneca de plástico, utilize-a para molhar as paredes internas da caixa e da tampa, incluindo as bordas. Faça isso a cada meia hora até completar duas horas;
  • Após duas horas, abra a saída e esvazie a caixa. Abra todas as torneiras e acione as descargas para desinfetar todas as tubulações da casa;
  • Depois de abrir o registro, ou soltar a boia, use a primeira água para lavar banheiro ou pisos.

 

Dicas da Sabesp para aprender a limpar a Caixa d'água (Imagem: Sabesp)
Dicas da Sabesp para aprender a limpar a Caixa d’água (Imagem: Sabesp)

 

Com informações da Sabesp.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?