Espetáculo ambientado no Líbano explora a relação entre Mãe e Filha
A partir de 29 de outubro o Teatro Multiplan MorumbiShopping recebe a temporada de “Por Trás das Flores”. Com texto de Samir Yazbek e direção de Marcelo Lazzaratto a peça é protagonizada por Helena Ranaldi e Martha Meola as quais interpretam Mãe e Filha propondo um mergulho poético na identidade e ancestralidade.
Absolutamente atual, em virtude da crise no Oriente Médio com Israel e Líbano travando uma guerra violenta, “Por Trás das Flores” nos leva ao norte libanês e “também à imaginação da jovem onde vemos a tentativa da Mãe em convencer a Filha a retornar ao Brasil e viver entre os seus”.
Durante sessenta minutos somos apresentados as diferenças culturais entre Líbano e Brasil, contrastes da tradição e modernidade e o abismo temporal da época em que a Mãe migrou para terras brasileiras no meio do século XX e o mundo atual. Samir Yazbek mergulhou em suas raízes libanesas propondo “aprofundar na psique dessas duas mulheres que, apesar das diferenças geográficas e temporais, elaboram seus traumas, num acerto de contas que opera a partir de arquétipos familiares, mas que faz ressoar dilemas éticos e morais que refletem a encruzilhada das visões de mundo do Oriente e do Ocidente, tão presente na formação da sociedade brasileira”.
De acordo com o diretor Marcelo Lazzaratto, a trama se passa num único espaço: um quarto de uma antiga casa no Líbano trazendo poucos elementos cênicos. No palco vemos um tapete, um baú e um vaso com uma muda de Cedro-do-Líbano o que constitui uma aposta sintética no jogo “entre as atrizes para configurar as paisagens libanesas, que é o anseio da Filha; o cotidiano no Brasil, que é o desejo da Mãe; e todas as outras imagens advindas de suas memórias”.
“Vida que se manifesta através de um broto de Cedro-do-Líbano no vaso disposto no canto da cena; árvore símbolo daquele país que possui variados significados: na Bíblia, por exemplo, ele é mencionado frequentemente como um elemento de grandiosidade e bênçãos divinas, valores muito adequados às necessidades das personagens da peça. Mesmo que elas não lhes deem a devida atenção, o broto de Cedro está ali, crescendo, anunciando um amanhã renovado”, conclui Lazzaratto.
“Por Trás das Flores” fica em cartaz no Multiplan MorumbiShopping até 28 de novembro.
SERVIÇO
Por Trás das Flores
29 de outubro, terça-feira, 21 horas – Pré-estreia
30 de outubro a 28 de novembro, quartas e quintas, às 21h00
*não haverá apresentação no dia 14 de novembro, quinta-feira
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 60 minutos
Ingressos: de R$40,00 a R$100,00
Inf: https://site.bileto.sympla.com.br/teatromultiplanmorumbishopping/
Teatro Multiplan MorumbiShopping
Avenida Roque Petroni Júnior, nº 1.089, Piso G2, Jardim das Acácias, São Paulo – SP.
Bilheteria abre em dias de espetáculo, 2h antes de cada sessão.
Capacidade: 250 lugares.