Divulgação do Sisu ocorreu com sete horas de atraso
Com um dia de atraso, o Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (27), o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Nesta edição foram ofertadas 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior do país.
O resultado pode ser acessado pela página do Sisu no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Clique no botão “Inscreva-se”, em “Período de Inscrições”, para ingressar no sistema de inscrição do Sisu. Após realizar o acesso gov.br na página de inscrição do portal, o primeiro passo é confirmar seus dados de contato, além de preencher os questionários de Perfil Social e de Perfil Econômico referentes à Lei de Cotas (Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012).
Os classificados na chamada regular poderão fazer a matrícula até 31 de janeiro e os não selecionados poderão manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro.
Os candidatos que fizeram a inscrição no período de 17 a 21 de janeiro foram classificados de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até o limite de vagas disponíveis para cada curso e modalidade de concorrência. São consideradas também as escolhas de curso e turno bem como perfil social e econômico.
Atraso
De acordo com o calendário divulgado pela instituição, as listas com os classificados na chamada regular deveriam estar disponíveis desde o domingo (26). Sem informar a causa, o órgão divulgou durante a noite da data prevista um comunicado informando o atraso. “O MEC informa que as equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação seguem trabalhando na finalização dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025”.
São 255 mil aprovados
Quase 255 mil estudantes foram aprovados no Sisu em 2025. Os resultados do Sistema de Seleção Unificada podem ser conferidos no Portal de Acesso Único. Um milhão e trezentos mil candidatos concorreram a 261 mil vagas em quase sete mil cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior. Cerca de 97% das vagas foram preenchidas em chamada regular, 7% a mais que no ano passado: 128 mil na ampla concorrência; 111 mil nas cotas e 14 mil por meio de ações afirmativas.
Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba e Pernambuco lideram no número de aprovados. Mais de 66 mil estudantes foram selecionados para cursos de licenciaturas. Desse total, 12 mil são elegíveis para participar do Pé-de-Meia Licenciaturas. O programa pagará, do início ao fim do curso, o valor mensal de R$ 1.050 aos aprovados.
A divulgação do Sisu nesta segunda-feira ocorreu com sete horas de atraso. O prazo terminava na noite desse domingo, mas foi adiado pelo Ministério da Educação. O MEC informou que equipes técnicas ainda trabalhavam na finalização dos resultados. Agora, os aprovados têm até a próxima sexta-feira, dia 31, para fazer a matrícula nas instituições de ensino. O estudante então deve verificar prazos, documentos, período e horário de todos os procedimentos necessários para a matrícula. Os aprovados só têm essa chance, pois não haverá lista de espera.
Para conferir o resultado, basta acessar o site: acessounico.mec.gov.br/sisu.
Fonte: Agência Brasil