Tecnologia: você conectado 24 horas por dia

O impacto da tecnologia na vida das pessoas hoje está diretamente relacionada aos aparelhos digitais, telefones, Smartphones, computadores e demais objetos que praticamente colocam você e o mundo muito próximos em questão de segundos e chegam a ocupar 24 horas por dia na vida de algumas pessoas.

Tecnologia
2 meses atrás
Tecnologia: você conectado 24 horas por dia

Como já dizia Steve Jobs: “a tecnologia move o mundo”. Com essa frase, podemos afirmar que a vida das pessoas mudou com a era tecnológica. Não somente a vida, mas a relação dela com tudo o que está à sua volta.

Presente a todo instante, desde a hora que acordamos até quando vamos dormir. É assim para todos aqueles que, nos dias de hoje, estão conectados, sempre informados e por dentro de tudo que acontece no mundo.

É também através dela que conseguimos verificar e-mails, conferir mensagens, ouvir música, pagar e receber contas, tomar decisões de negócios e até fazer conferências ou diálogos em grupos.

Presente a todo instante, desde a hora que acordamos até quando vamos dormir
Presente a todo instante, desde a hora que acordamos até quando vamos dormir

Num passado nem tão distante, falar em e-mail era um bicho de sete cabeças, responsável por amedrontar todos aqueles que tinham no envelope de papel, a referência de comunicação à distância, usando selo e papel carta como modelos desse meio.

Hoje em dia, como febre, a tecnologia tornou-se responsável por facilitar e agilizar a vida e porque não dizer, roubar-lhe todo o tempo. Tanto é verdade que, se observar a rotina das pessoas, funciona desde a hora que se dorme à hora que se acorda.

O fato é que, logo que saímos da cama, estamos com o smartphone, tablet ou notebook nas mãos para agendar o dia, ficar por dentro das novidades, ver previsão do tempo, como está o trânsito e disparar mensagens pessoais e profissionais. Com tudo isso a disposição, em questão de minutos, tudo fica mais fácil e prático de ser resolvido e conquistar uma vida mais flexível.

A tecnologia tornou-se responsável por facilitar e agilizar a vida
A tecnologia tornou-se responsável por facilitar e agilizar a vida

Acessível a vários níveis da sociedade, a tecnologia é uma grande aliada, mas exige cuidados. Por isso, nunca é tarde para usuários buscarem atualização e especialização e conquistar uma visão crítica sobre os aspectos relacionados a esse tema. Só assim será possível analisar todos os aspectos positivos e negativos que essa ferramenta pode proporcionar na nossa vida.

Se ela está aí para nos ajudar, que usemos e abusemos, mas vale lembrar que a tecnologia pode e deve ser utilizada para o crescimento das pessoas e não as pessoas crescerem dependendo da tecnologia.

Benefícios da era tecnológica

Quando se fala em tecnologia a primeira coisa que pensamos é na internet e nas redes sociais. Mas para ela funcionar, precisamos dos aparelhos e são eles que nos garantem acessibilidade ao que queremos no mundo virtual.

Hoje em dia, o smartphone é o principal equipamento utilizado na sociedade. Você se imagina sem ele nos dias atuais? Certamente, não. E se engana quem acha que ele serve apenas passar o tempo e telefonar.

O telefone se tornou parte integrante de nosso corpo, de nossas vidas e de nosso dia a dia. Ele está ao nosso lado em todos os momentos e sempre a postos, para qualquer novidade ser agregada.

O celular é o principal equipamento utilizado na sociedade
O celular é o principal equipamento utilizado na sociedade

Sem dizer o leque de serviços por ele oferecido. A segurança familiar, por exemplo, é uma delas, conquistada por meio de aplicativos disponíveis no mercado. Por meio de aplicativos, é possível saber onde estão os filhos e se eles estão bem. Basta configurar no smartphone.

Há pouco tempo, imaginar uma portaria funcionando à distância poderia parecer estranho demais, porém como aconteceu em outras áreas, a tecnologia chegou aos condomínios residenciais e, isso já é possível e está presente em vários deles.

Por mais que existam pessoas avessas à modernidade, somada a instalação de câmeras de monitoramentos, são grandes aliados e cá para nós, não há como ir na contramão da evolução.

A saúde também ganhou com a tecnologia. O envolvimento com esse setor é maior até mesmo que o surgimento do computador. Hoje temos aparelhos que revelam onde um osso foi quebrado, se temos problemas com células, indica localização de ferimentos mostram o quanto de sal, açúcar, e outros existem em nosso organismo e quanto nos afeta em nosso bem-estar.

As cirurgias feitas por braços mecânicos, passaram a ser mais precisas. Não tem como deixar de lado a saúde quando o assunto é tecnologia. Não dá para dizer que a tecnologia não nos beneficiou com a saúde, talvez este o maior feito.

Tudo ficou mais fácil. A comunicação, a transmissão de notícias e demais informações, tudo a alguns toques na tela. Por falar em comunicação, ela foi uma das categorias mais bem aproveitadas com a tecnologia. Notícias antes entregues em papel jornal, no dia seguinte, agora podem ser acessadas em segundos.

Outro benefício trazido pelos novos celulares são as fotografias. Revelar foto depois de rodar todo filme da máquina é coisa do passado. A um clique tiramos e imprimimos a imagem.

As fotos hoje consideradas antigas tiradas por máquinas fotográficas, são raridades. Qualquer pessoa com o celular, por menos tecnológico que seja, já consegue registrar imagens de qualidade melhor do que alguns anos atrás.

Computador, outro grande aliado

Dando seguimento a lista de equipamentos tecnológicos, temos o computador e os notebooks. Esses talvez foram os que mais influenciaram a era tecnológica na vida das pessoas.

O computador chegou de vez em 2000, quando sua venda foi popularizada e difundida. Os primeiros CPUs, como eram conhecidos, eram enormes e também diminuíram com o passar dos anos. Os primeiros eram brancos, com processador 200 Mhz, leitor de CD e kit multimídia, e custavam uma fortuna.

Mas com o tempo esses equipamentos de informática foram aprimorados, chegaram os notebooks e podemos dizer que eles também contribuíram para a mudança de hábito quando passaram a ser parte de nossas vidas.

As facilidades envolveram a execução de trabalhos escolares e se intensificou quando surgiu a internet, em princípio discada, mas que ganhou velocidade de anos para cá, facilitando nossas vidas em quase tudo.

Internet, uma evolução em nossas vidas

Atualmente, passamos mais tempo ligados ao mundo virtual do que a frente da televisão. Não dá para generalizar, mas é verdade.

Em meio a desemprego, a internet possibilita abrir portas no mercado de trabalho. O e-commerce é outro ponto a ser destacado como positivo com o mundo tecnológico.

Ficamos conectados com amigos e família através da internet
Ficamos conectados com amigos e família através da internet

É muito cômodo comprar online e receber o produto sem sequer precisar sair de casa. Isso ocorre até com alimentos. Sem dizer a facilidade de comparar preços e pagar um valor mais justo. Isso só é possível graças à internet.

A possibilidade de navegar na internet trouxe mais do que comodidade. Gera emprego e podemos nos entreter com as redes sociais, ver vídeos, bater um papo com os amigos e familiares, ou seja, uma infinidade de coisa.

Tem ainda os canais de TV por streaming. O mais famoso é a Netflix, algo extraordinário que mudou a forma de assistir TV. São várias series que prendem você e diariamente estamos diante da televisão vendo filmes e demais conteúdos interessantes oferecidos pelo serviço.

Por falar em TV, o que dizer dos modelos atuais que oferecem muito mais do que uma simples imagem. Uma televisão de LED, com aquela tela fininha consome menos energia que as convencionais, além de trazer tecnologia de ponta.

Principais cuidados

Falar em tecnologia é lembrar automaticamente da internet. E ela é uma grande fonte de aprendizagem, entretenimento e socialização para adultos, jovens e crianças.

Por falar nos pequenos, é com eles que devemos ter cuidado. A começar por instruí-los sobre os riscos envolvendo o uso desta tecnologia. É como uma lição que ensinamos desde cedo, uma vez que a era da tecnologia está presente também desde o nascimento.

O uso descontrolado das redes sociais podem trazer problemas para os relacionamentos reais
O uso descontrolado das redes sociais podem trazer problemas para os relacionamentos reais

Se antes os pais orientavam os filhos quanto aos ricos de conversarem com estranhos, se atentar ao atravessar uma avenida e não aceitarem doces de desconhecidos esse mesmo diálogo deve ser utilizado para conscientiza-los sobre os riscos de uso da Internet e todo tipo de tecnologia.

Se seus filhos passam horas na internet, é o momento de pensar como agir. O que deve ser evitado é a proibição, pois ela não educa, pode gerar desconforto no diálogo e não previne de nada.

Ao contrário, esse é momento de entrar de cabeça nesse mundo, caso não saiba utilizar o computador nem navegar na Internet. É hora de apender com eles. Portanto, estimule seus filhos a compartilhar as experiências da Internet deles com você.

Vamos às orientações:

  • Se os pequenos estão habituados a visitar salas de bate-papo, utilizar programas, jogos on-line ou outras atividades que requerem login e senhas, é muito importante ajudá-los a escolher e ter certeza de que eles não revelem qualquer informação pessoal;
  • É muito importante reforçar junto a eles para nunca divulgarem detalhes como endereço, número de telefone, escola onde estudam ou qualquer outra informação íntima;
  • O mundo virtual é recheado de pessoas. Portanto, conheça os amigos que a criança faz na rede de computadores;
  • Computador no quarto dos filhos, nem pensar.  Antes de liberar a utilização, converse e estabeleça regras e limites para o uso da Internet, adequadas à idade do filho, sobrinho e demais crianças;
  • Nada de dar uma de espião para cima dos pequenos. Gravar o que eles fazem também não é uma das melhores ideias. Com esses gestos, você fere a privacidade e pode fragilizar a confiança;
  • Para ficar por dentro e controlar o que visitam na internet, instale software dedicados a isso. Esses programas de filtro de conteúdo podem ajudar, no entanto uma boa conversa sobre como, quando e com quem usar a internet continua sendo a melhor coisa a se fazer e responsabilidade dos pais;
  • As orientações que são dispensadas em casa devem também ser direcionadas e atribuídas na Lan House e na casa do coleguinha;
  • Respeito é tudo, então é importante mostrar aos filhos como respeitar os demais, on-line. Persista para que os pequenos respeitem a propriedade dos outros que estão interagindo com eles no mundo virtual;
  • Comum de acontecer quando estão fazendo trabalho escolar, mostre a eles que realizar cópias ilegais do trabalho de outras pessoas é roubo;
  • Com tantos casos em evidência, é importante que dizer aos filhos que eles nunca devem marcar um encontro pessoal com amigos virtuais;
  • Em caso de notar alguma ação que viole os direitos humanos ou ameace de alguma forma os filhos denuncie e procure as autoridades o mais rápido possível.

Malefícios do impacto tecnológico

Deixamos esse tópico para o final, mas nem por isso é menos importante. Afinal, quantidade de novidades e benefícios trarão, com certeza, alguns pontos negativos. São muitos problemas decorridos deste avanço, que merecem atenção.

Além dos cuidados com a segurança, a quantidade de informações que concentramos todos os dias têm nos deixado mais desatentos. Pode não parecer, contudo não podemos ficar sem buscar novas coisas. Essa dependência de estar conectado, tem consequências.

Estudos mostram, por exemplo, que pessoas tem contraído mais problemas de visão que o habitual, pelo frequente uso de computadores e smartphones. Isso em razão da quantidade de horas em frente essas telas.

A obesidade também aparece como um problema e é outro fator que vem encadeando as nossas mudanças de hábito, especialmente em crianças. Como as pessoas passam boa parte do tempo sentadas, até mesmo aqueles que trabalham em frente ao computador, estão mais propensos ao sedentarismo e isso tem sérias implicações.

No entanto, como não podemos e não conseguimos fugir dela, vamos aproveitar a tecnologia com moderação. Tirar proveito, mas sempre com os devidos cuidados.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?