Vaga temporária, a porta da esperança para se efetivar

Com a chegada do final de ano e resquícios do black friday, quem busca emprego pode aproveitar as oportunidades oferecidas pelas famosas vagas temporárias. Embora elas não tenham muita importância para quem busca um emprego fixo, saiba que essa pode ser a porta de entrada para a conquista de um trabalho formal, é claro se houver dedicação de quem as ocupa nesses casos.

Cotidiano
5 meses atrás
Vaga temporária, a porta da esperança para se efetivar

Com isso em mente, nada de pensar que a ocupação por tempo determinado tem menor importância ou pouco relacionamento com a operação das empresas. Ao contrário do que muitos pensam, este quadro mudou nos últimos anos com o crescimento do número de vagas temporárias abertas para profissionais especialistas e gestores experientes.

Outro dado importante para quem busca uma recolocação no mercado é que levantamentos apontam que a oferta de emprego temporário em 2019 no varejo será a maior em 6 anos. Aliás, trabalho temporário faz tanto sucesso por aqui que o Brasil é considerado o segundo país no mundo onde os gestores mais apostam no aumento da importância dos temporários nas empresas.

Várias oportunidades de empregos e em vários seguimentos estão disponíveis no final de ano
Várias oportunidades de empregos e em vários seguimentos estão disponíveis no final de ano

Motivos para as empresas abrir mais oportunidades não faltam. Um deles está relacionado com a necessidade de maior flexibilidade de recursos, contar com habilidades e especialidades que não estão disponíveis na empresa e também aumentar a capacidade de produção em projetos específicos.

Vantagens de vagas temporárias

São várias as vantagens que as vagas temporárias podem oferecer para profissionais. Na verdade é bem necessário que o pretendente às vagas efetivas precisam demonstrar, além do interesse pelo trabalho que ora desenvolvem, também dedicação e empenho em fazer o que for possível para beneficiar a casa em que recebeu a oportunidade.

Carreira profissional enriquecida

Os empregos por tempo determinado permitem a pessoa interessada a chance de conhecer metodologias novas de trabalho. Sendo assim, experiências com vagas temporárias podem tornar seu currículo mais rico e atraente para futuras contratações.

Porta para contratação efetiva

Esse modelo de contratação é praticado no Brasil há anos. Logo existe uma estimativa real que entre 30% e 50% dos profissionais temporários acabam sendo efetivados após o período de contratação. Portanto, se você tiver a chance de agarrar uma oportunidade dessa, é essencial oferecer dedicação, pois existem ótimas possibilidades desta ocasião se transformar em uma vaga formal.

Caminho rápido para retornar ao mercado

Quem quer encurtar a volta ao mercado de trabalho deve saber que os processos de seleção para postos temporários normalmente são mais curtos e objetivos, oferecendo mais agilidade para reposicionar profissionais no mercado.

Por sinal, para quem já está desesperado em busca de emprego, resta saber que em alguns momentos, vale a pena aceitar vagas temporárias ao invés de ficar aguardando o retorno de longos processos de seleção para vagas efetivas.

Ampliação da sua rede de contatos

Dentre as muitas vantagens oportunizadas pelas vagas temporárias está ainda uma boa oportunidade para que você amplie sua rede de contatos conhecendo novos profissionais. Em meio ao novo emprego, normalmente surgem pessoas que podem se tornar importante para te indicar ou apresentar novas oportunidades de trabalho futuramente.

Flexibilidade profissional

Para aqueles que não tem muita experiência, essa oportunidade de assumir postos temporários pode ser algo muito eficaz para facilitar a você se acostumar com novos ambientes ou metodologias de trabalho. Dessa maneira, ‘jobs’ assim podem fazer de você um profissional muito mais aberto à mudança e mais preparado para se adaptar em qualquer lugar.

Vagas durante o ano todo

Engana-se quem pensa que esse tipo de trabalho é ofertado apenas no final do ano. Claro, que no período de festas é mais comuns lojas, comércios e empresa abrirem mais vagas para anteciparem parte do trabalho em decorrência dos feriados ou em função do aumento da demanda.

Mesmo que não ofereçam garantias de estabilidade, é possível encontrar oportunidades o tempo todo, independente do momento econômico atual, empregos temporários podem representar inúmeras chances para os profissionais. Com todas essas dicas, vale a pena avaliar com cuidado estas vagas e aproveitá-las como uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

Setores que mais contratam

Com experiência ou sem, ao interessado cabe a informação de que os setores que mais devem contratar são vestuário: que inclui lojas de roupa, sapatos e acessórios, eletrônicos, restaurantes e cosméticos.

A CNDL, Confederação Nacional dos Dirigentes de Lojas, prevê que sejam abertas 40 mil vagas temporárias até o fim do ano. O número é muito maior em comparação as pessoas contratadas no ano passado.

Os números de vagas aumentam com a chegada das festas de fim de ano e datas como a Black Friday. Esses eventos são ótimos para movimentar a economia e estimular a contratação de temporários. O mês de novembro, aliás, é um ótimo momento para procurar vagas no varejo.

Diferença entre temporários e terceirizados

Muitas pessoas se confundem quanto à contratação de temporários e terceirizados. Com a reforma trabalhista feita pelo governo de Michel Temer em 2017 algumas coisas mudaram e ganharam mais capítulos recentemente na gestão de Jair Bolsonaro.

O prazo para o trabalho temporário é de 180, podendo ser prorrogado por até mais 90 dias. Porém, essa medida, ainda deixava espaços para dúvidas entre o que pode ser considerado trabalho temporário e outras modalidades de contrato.

Muita confusão se criou sobre isso e a mais comum dizia respeito à administração de pessoal, já que algumas organizações entendiam o temporário como terceirizado.

Vaga temporária pode ser a chance da oportunidade de emprego efetivo
Vaga temporária pode ser a chance da oportunidade de emprego efetivo

De acordo com Daniela Laurentino, Gerente Jurídica da Luandre, consultora de RH, agora ficou mais claro que a gestão dos temporários é por conta da empresa contratante, especialista no seu segmento. . “É diferente da contratação de uma empresa parceira que vai fornecer colaboradores treinados e administrados por ela, por um período determinado”, explica Daniela.

A atualização, assinada recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro explica melhor o que é o trabalho temporário. De forma exemplificada, o contrato temporário atende a duas situações bem específicas: aumento de demanda ou substituição temporária de um funcionário.

Com a mudança promovida pela União, o contratado de forma temporária agora prevê vínculo empregatício e benefícios semelhantes ao contrato CLT, como férias, 13º salário e fundo de garantia, de acordo com o período trabalhado.

Outros direitos garantidos aos temporários são a jornada de oito horas, horas extras remuneradas com acréscimo de 20%, repouso semanal pago, os benefícios e serviços da Previdência Social e o vale-transporte, caso o trabalhador queira optar pelo benefício. O contratado também tem direito ao adicional de insalubridade, periculosidade e por trabalho noturno, quando for o caso.

Dicas para entrevista de emprego

Desempregados buscam encontrar uma oportunidade de trabalho
Desempregados buscam por uma oportunidade

Antes de tudo, é importante saber qual é o seu objetivo e também o que o deixará feliz trabalhando. Portanto, antes de se inscrever em um processo de entrevista, é importante que você esteja certo do que quer. Alguns detalhes são importantes. Fique atento aos detalhes, seja verdadeiro, pois existem muitos que podem deixar uma impressão boa ou ruim sobre você, sobre sua apresentação e atitudes. Vamos a eles:

  • Chegar no horário marcado é imprescindível;
  • Além de ser educado, cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme;
  • Mantenha foco nos olhos do entrevistador;
  • Nada de exagerar no perfume. Isso pode incomodar;
  • Busque informação da empresa para usar o traje ideal;
  • Nada de falar mal de seu atual ou antigo patrão.
  • Nunca revele informações confidenciais sobre a empresa na qual você trabalha ou trabalhou;
  • Procure se sincero nas respostas, em especial sobre o motivo da sua saída do antigo emprego;
  • Mostre entusiasmo, se realmente tiver interesse em ocupar a vaga.

O que não falar durante a entrevista

O momento da entrevista é aquele de passar para o entrevistador quem você é, o que sabe fazer, suas experiências anteriores e seus planos.

Para não escorregar e pisar na bola confira as dicas abaixo:

  • Evite perguntas muito básicas
  • Cuidado com a linguagem
  • Não minta em hipótese alguma
  • Não exagere nas expectativas
  • Evite falar demais sobre si mesmo
  • Dinheiro não é tudo
  • Não interrompa o entrevistador
  • Não deixe de perguntar o que é necessário.

Com todas as recomendações e dicas acima, fique atento aos classificados, redes sociais e sites de RH. Agora, é hora de sair em busca de uma colocação no mercado de trabalho. Boa sorte!

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?